Requisitos para aplicar para o Express Entry

Express entry é uma plataforma usada pelo Departamento de Imigração Canadense para escolher candidatos qualificados para imigrar para o Canadá. Ele é basicamente um sistema de pontuação que serve para rankear os candidatos.

O processo é inteiramente eletrônico e os candidatos precisam criar um perfil com todas as suas informações, como dados pessoais, nível de proficiência em inglês ou francês, qualificações profissionais e experiência de trabalho. Mas antes de preencher esse perfil é preciso atender certos pré-requisitos.Express Entry Canadá

O que você precisa fazer antes de criar o seu perfil

Antes de você preencher o seu perfil no Express Entry você precisará:

1- Fazer um teste de idioma

É preciso ter em mãos o resultado de um dos testes de proficiência em inglês e ou francês. Você precisará entrar com um código na hora da aplicação. Se você for proficiente nos dois idiomas faça ambos os testes para ganhar mais pontos. Os testes aceitos para imigrar para o Canadá são:

A pontuação que você receberá será de acordo com sua nota no teste e está listada em detalhes nesse link.

2- Obter o Educational Credential Assessment (ECA)

Se você estudou fora do Canadá, precisará fazer uma equivalência do diploma de graduação, pós-graduação, mestrado e/ou doutorado numa instituição ou empresa reconhecida pelo governo canadense. O valor pago para essas empresas para emitirem o ECA é de $200 mas isso não inclui despesas de correio, traduções e documentação emitida em português pelas instituições de ensino. O processo completo, que vai desde recolher a documentação até o recebimento do ECA, demora em média 3 meses.

Fica dispensado de fazer um ECA as pessoas que já trabalharam pelo menos 1 ano no Canadá ou se enquadram no perfil de Skilled Trade Worker. Mesmo assim é recomendável fazer para aumentar sua pontuação.

3- Verificar se sua experiência profissional é válida

Consulte a National Occupational Classification (NOC) e verifique a classificação de sua profissão. O Canadá considera elegíveis para imigrar os candidatos apenas com profissões tipo 0, A ou B.

Tipos de processos de Express Entry

O Departamento de Imigração canadense usa o Express Entry para gerenciar as aplicações de residente permanente nos seguintes programas:

Cada um desses programas tem requisitos próprios, detalhados a seguir.

Federal Skilled Worker

Para poder aplicar como Federal Skilled Worker, sua experiência de trabalho deve ser:

  • No mesmo tipo de trabalho que o seu NOC primário.
  • Nos últimos 10 anos.
  • O trabalho deve ter sido remunerado (trabalho voluntário ou estágios sem salário não valem).
  • No tipo de habilidade 0, A ou B da Classificação Nacional de Ocupação (NOC).
  • Mínimo de 1 ano (1.560 horas no total / 30 horas por semana) de trabalho continuo. Isso equivale a:
    • Emprego Full-time: 30 horas / semana durante 12 meses = 1 ano em tempo integral (1.560 horas).
    • Emprego part-time: 15 horas / semana durante 24 meses = 1 ano em tempo integral (1.560 horas).

Você deve mostrar que exerceu as funções estabelecidas na descrição ocupacional do NOC. Se você não puder mostrar que sua experiência de trabalho atende a descrição no NOC, você não poderá aplicar para este programa.

Federal Skilled Trades Program

O programa Federal Skilled Trades é para pessoas que querem se tornar residentes permanentes com base em uma qualificação especializada.

Requisitos mínimos para ser elegível:

  • Viver fora da província de Quebec. A província de Quebec tem seu próprio programa de seleção. Se você planeja morar em Quebec, consulte Quebec-selected skilled workers para obter mais informações.
  • Satisfazer os níveis exigidos em inglês ou francês para cada habilidade linguística (fala, leitura, escrita e compreensão).
  • Ter pelo menos 2 anos de trabalho em tempo integral (ou equivalente, no caso de trabalhos part-time) dentro dos 5 anos antes de aplicar
  • Atender aos requisitos de trabalho da profissão, conforme estabelecido na Classificação Nacional de Ocupação (NOC), exceto pela necessidade de  ter um certificado de qualificação.
  • Ter uma oferta de emprego full-time por um período total de pelo menos um ano ou um certificado de qualificação emitidoa por uma autoridade provincial ou territorial canadense.

Canadian Experience Class (CEC)

Se deseja imigrar para o Canadá como um trabalhador na Canadian Experience Class, você primeiramente deve criar um perfil de Express Entry.

Requerimentos mínimos para se qualificar para a CEC através da Express Entry:

  • Ter pelo menos 12 meses de experiência de trabalho especializado no Canadá, nos últimos três anos (antes da sua aplicação). O trabalho deve ter sido em tempo integral (full-time) ou em número equivalente de horas trabalhadas caso tenha sido feito em meio período.
  • Ter adquirido sua experiência de trabalho no Canadá com a devida autorização.
  • Atender os níveis de linguagem exigidos para o seu trabalho em todas as habilidades linguística (fala, leitura, escrita e compreensão).
  • Planejar viver fora da província de Quebec. Lembrando que a província de Quebec não usa Express Entry. Eles selecionam seus próprios trabalhadores qualificados, como mencionado acima.

Trabalho autônomo e experiência de trabalho adquirida enquanto você era um estudante full-time (como em um co-op por exemplo) não contam como horas trabalhadas para usar neste programa.


Todos os valores do post são referentes a fevereiro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *