Links e dicas úteis para facilitar sua chegada em Toronto

Mudar de país não é fácil, principalmente nos primeiros dias. Precisamos correr atrás de documentação, moradia, procurar emprego, etc. Então preparamos um post com links e dicas úteis para tornar a sua chegada um pouco mais tranquila. Muitos de nossos clientes e seguidores nos perguntam sobre detalhes do cotidiano, como maiores bancos no Canadá, ou onde tirar carteira de motorista, ou onde ir se ficar doente. Coisas simples mas que preocupam tanto turistas como residentes recém chegados no Canadá. Neste post focamos mais na cidade de Toronto, porém as informações sobre bancos, lojas e setores públicos, é a mesma para outras províncias e cidades canadenses.

Vamos lá! Sigam os links no texto para ver informações detalhadas ou ser direcionado para o site oficial do serviço/empresa citada.

Antes da mudança

Antes mesmo de se mudar é importante saber o que é permitido trazer nas malas e qual o procedimento para trazer um animal de estimação. O site da Canada Border Service Agency tem todas essas informações. Recomendamos também ler esses dois artigos Guia sobre a alfândega canadense e Como levar o seu pet do Brasil para o Canadá e vice versa.

Veja também o custo de vida em Toronto para ter uma noção das despesas que irá ter.

Moradia

A primeira preocupação ao chegarmos no Canadá está relacionada a moradia. É fundamental saber o vocabulário imobiliário, locais para procurar e como evitar golpes, além de entender sobre a documentação necessária e as leis contratuais.

Logo após encontrar um lugarzinho, para chamar de seu, é preciso comprar móveis e utensílios domésticos. Nós selecionamos algumas opções que tem preços super acessíveis e são as preferidas dos brasileiros. São elas: Ikea, Dollarama, Walmart, Kitchen Stuff Plus, HomesenseDollar Tree e Amazon.

Quando alugamos imóveis, geralmente água, luz e gás já estão conectados na propriedade. Em caso de aluguel, o valor das contas pode estar incluso ou ser pago separadamente, vai depender do contrato. Os únicos serviços que precisaremos mandar conectar são de internet e TV a cabo, além do telefone celular, claro. Os maiores provedores de TV a cabo e internet são a Rogers e a Bell, mas existem outras empresas menores também.

Documentação e conta bancária

Tão importante quanto a busca por moradia, é tirar seus documentos canadenses. Para aplicar para o Social Insurance Number (SIN) reuna os documentos necessários e dirija-se a um posto do Service Canada. Para tirar outros documentos em Ontário, como OHIP ou carteira de motorista, vá a um posto do Service Ontario. Leia também esse guia detalhado sobre como tirar carteira de motorista em Ontário. As outras províncias possuem departamentos similares ao Service Ontario, basta fazer uma busca no Google “Service + o nome da província”.

Além disso é fundamental abrir logo uma conta bancária. Os principais bancos canadenses são RBC, CIBC, TD Bank, BMOBank of Nova Scotia. E se precisar enviar dinheiro para o Brasil, sugerimos usar os serviços do Brasil Remittance.

Alimentação

As principais redes de supermercado em Ontário são Metro, Longos, Loblaws, No Frills, FreshCo, Sobeys, Real Canadian Superstore, Costco e Walmart. Muitas delas tem filiais em todo o país.

Dependendo da cidade canadense que você for morar será possível encontrar praticamente todos os tipos de alimentos vendido no Brasil, ou algo similar que possa substituir. Em Toronto achamos produtos de marcas brasileiras nas seguintes lojas: Brazil DirectSalsicharia Pavão, Nosso Talho, Rui Gomes, Távora, No Frills da Black Creek.

Uma opção para quem mora em Calgary é a Brazil Connection, eles também enviam por correio para todo o Canadá.

Se estiver com saudade de comer a comidinha brasileira, recomendamos o Rio40 Restaurant, além das churrascarias Touro e Copacabana.

E para o pão tem as padarias portuguesas Nova Era, Seara, Caldense e a italiana St. Pio, que vende um pão similar ao nosso francês.

Escolas e creches

Se você tem filhos, procure imediatamente uma creche ou escola. A prefeitura de Toronto tem um site específico para ajudar na na busca por creches na cidade.

No ano que as crianças completam 4 anos, elas já podem frequentar a escola, que em Ontário é em tempo integral. Para fazer a matrícula vá a escola mais próxima da sua casa. Toronto possui escolas públicas normais e outras afiliadas a igreja católica. O Conselho das Escolas Católicas de Toronto é o TCDSB e o Conselho das Escolas Públicas de Toronto é o TDSB, ambas tem aulas em inglês e programas de imersão na língua francesa. Além dessas há escolas exclusivamente de língua francesa, para ver uma lista completa dos conselhos escolares franceses clique aqui. Se você está procurando escolas para aprender inglês ao cursos em college, nós recomendamos a SILA intercâmbios.

Transporte público

Em Toronto, a empresa de transporte público é TTC. A empresa que faz o transporte intermunicipal é a Go Transit. E o trem que faz o percurso do aeroporto até downtown Toronto é o Up Express.

Para facilitar a vida de quem está chegando há uma série de aplicativos que ajudam a navegar pelo sistema de transporte e traçar uma rota para o seu destino. Alguns dos mais populares são RocketMan, Triplinx e Transit App.

Toronto

Busca de emprego

Outro passo muito importante para os recém chegados é procurar emprego. É preciso saber onde procurar e também preparar um currículo de acordo com os parâmetros canadenses. Para auxiliar na sua busca de emprego e preparação de currículo, recomendamos o Job Bank, Workopolis, MonsterMaytree, Employment Ontario, Skills for ChangeCareer Foundation211 Central.

Saúde

No Canadá, geralmente somos atendidos por um médico de família. Então assim que receber o seu OHIP comece logo a procurar. Para  encontrar um médico de família em Toronto siga essa dicas.

Quem não possui um médico de família ou quer um pronto atendimento (não emergencial) pode ir numa Walk-in clinic. No caso de emergência ligue para o 911 ou vá a um dos hospitais da cidade. Apesar de todos os hospitais atenderem qualquer tipo de paciente, em Toronto recomendamos o St. Joseph e o Sick Kids para o atendimento de crianças.

Alguns centros comunitários oferecem consultas com médico de família e muitas vezes é mais fácil conseguir atendimento nesses locais. Aqui tem uma lista com todos os centros médicos comunitários de Toronto. Os mais conhecidos da cidade são:  Central Toronto, LAMP, Parkdale, Unison.

Para as mulheres a Women’s Health Clinic tem ginecologistas e geralmente não precisamos esperar tanto para conseguir uma consulta.

Informações e apoio

O Canadá tem um lado social muito forte e oferece todo o tipo de apoio aos seus cidadãos e residentes. Esse apoio está disponível em diversos idiomas, inclusive português, como no Abrigo CentreAbrace. Outras instituições que recomendamos, com filiais em diversos bairros, são COSTl lmmigrant Services, Working Women Community CentreYMCA Information Centre. Todas elas oferecem uma variedade de serviços, que vão desde cursos para os novos imigrantes a apoio legal.

Aplicativos úteis em Toronto

Listamos abaixo alguns aplicativos que serão muito úteis no seu dia a dia em Toronto:

Essas são as informações básicas para ajudar no planejamento de uma mudança para Toronto, temos certeza que serão muito úteis para os recém chegados.


Todas as imagens utilizadas no post são de domínio público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *